Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

O Ibama divulgou ontem a apreensão de 10 mil metros cúbicos de madeira ilegal em operação no município de Tailândia, sudeste do Pará. A madeira estava destinada a serrarias e carvoarias que operam na região, segundo o Ibama. Sete pessoas foram detidas para averiguação, mas já foram liberadas.

DA AGÊNCIA FOLHA

Ontem pela manhã, o diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Flávio Montiel, e o secretário de Meio Ambiente do Pará, Valmir Ortega, estiveram em Tailândia para acompanhar a operação, que está sendo desenvolvida em parceria entre o Ibama e as Policias Militar e Civil do Estado do Pará.

Uma operação do Ibama no Acre e no sul do Amazonas havia detectado 11 novos focos de desmatamentos em Lábrea (AM) em um sobrevôo realizado na semana passada. Quatro pessoas foram detidas na ação, sob suspeita de crime ambiental. Lábrea está em 14º lugar da lista feita pelo governo dos 36 municípios que mais desmataram nos últimos cinco meses de 2007. As áreas desmatadas seriam usadas para pecuária.

Os focos de desmate, no sul de Lábrea, foram identificados pelas pequenas clareiras abertas pelos extratores. Eles estão sendo investigados pelo Ministério do Trabalho por suspeita de trabalho análogo ao de escravo.

Folha de S. Paumo, 14/02/08.

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br