Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Grupo ocupa ainda duas fazendas no interior; órgão diz que já providenciou reivindicações feitas pelo MTL. Integrantes do MTL (Movimento Terra, Trabalho e Liberdade) ocuparam na manhã de ontem, o prédio da superintendência do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em Maceió e outras duas fazendas no interior de Alagoas.

Segundo o movimento de sem-terra, 600 manifestantes participam da ação na capital alagoana. O Incra diz, no entanto, que foram 150 membros.

Os integrantes do MTL protestam por mais crédito para os trabalhadores rurais e por melhorias na infra-estrutura dos assentamentos. Em Viçosa (83 km de Maceió), 125 famílias participaram da ocupação de duas propriedades, segundo os sem-terra.

Reivindicações

O Incra diz que o MTL apresentou reivindicações que já foram discutidas em uma reunião entre as duas partes, realizada há duas semanas.

A direção do órgão no Estado afirma ainda que já providenciou os pedidos feitos pelos sem-terra no último encontro. As reivindicações que não foram atendidas foram incluídas no orçamento do órgão para 2008, segundo a superintendência do Incra em Alagoas.

Eliane Silva, da coordenação estadual do MTL, diz, no entanto, que o Incra não deu garantias nas reuniões anteriores de que iria cumprir os pedidos dos sem-terra. O movimento critica a demora nas ações do órgão e pede que as melhorias sejam entregues ainda neste ano.

Devido à ocupação, as atividades dos funcionários da unidade foram parcialmente paralisadas. O Incra afirma que não houve tumultos ou depredação durante a entrada dos manifestantes no prédio em Maceió.

No começo da noite de ontem, os sem-terra continuavam no edifício do órgão em Alagoas e se reuniram com a direção do órgão para negociar. (FELIPE BÄCHTOLD)

Folha de São Paulo (caderno Folha Brasil) 20 de novembro de 2007

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br