Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Sem-terra ligados à Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Pernambuco (Fetraf-PE) ocuparam, às 5h de ontem (25), a Fazenda Santa Marluce, no município de Caruaru, Agreste do Estado.

O coordenador-geral da entidade, João Santos, disse que a propriedade tem cerca de 600 hectares e pode ser considerada improdutiva. “Dos 150 galpões existentes, só 30 são utilizados, com criação de pintos de granja. O restante da terra está ociosa há quase 12 anos”, afirma João Santos.

A ocupação (120 famílias da periferia e área rural de Caruaru) faz parte da Jornada Nacional da Agricultura Familiar, coordenada pela Fetraf-Brasil e Central Única dos Trabalhadores (CUT). João Santos informa que a jornada teve início no último dia 8, com a ocupação de uma fazenda em São Benedito do Sul, na Zona da Mata. Em abril estão previstas seis ocupações em propriedades das Zonas da Mata e do Agreste. Até o dia 1º de maio, a Fetraf pretende ocupar 40 propriedades em Pernambuco e 120 em todo o País. “O objetivo é forçar o governo federal a fazer reforma agrária. Vamos entregar uma pauta nacional de reivindicações, em maio.” Na Fazenda Santa Marluce, a Fetraf pretende plantar batatinha e abastecer o mercado local e regional. A entidade ainda não identificou o proprietário. A jornada também lembra o assassinato do sindicalista Severino Manoel dos Santos, em março de 2000, no município de Glória do Goitá, que continua impune.

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br