Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Por volta das 16h de hoje um grupo de operações especiais da polícia militar, acompanhados pelo promotor agrário Edson Guerra, do Ministério Público Estadual, apreendeu três armas, um revolver calibre 38 e duas espingardas calibre 28, com trabalhadores da Fazenda Juá, no município de Sertânia, em Pernambuco.

Além da apreensão das armas, três pessoas foram encaminhadas à delegacia para prestar depoimento, dois moradores e o gerente da fazenda. A operação foi iniciada após uma série de denúncia feita pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra de pela organização não governamental Terra de Direitos sobre constantes ameaças feitas a trabalhadores rurais acampados à margens da Fazenda Juá.

De acordo com a última denúncia encaminhada pela Terra de Direitos ao Ministério Público de Pernambuco, outros dois ofícios já haviam sido enviados a este órgão no ano passado sobre a situação de vulnerabilidade dos ex-funcionários da Fazenda Juá que reivindicam a posse das terras improdutivas da fazenda. Neste último documento, a entidade denuncia ainda uma série de violação aos direito humanos, dentre elas despejos arbitrários e violentos, prisões arbitrárias, cárcere privado, além de procedimentos judiciais viciados.

Ainda de acordo com trabalhadores rurais, a Fazenda Juá contratou um grupo de aproximadamente 17 seguranças da cidade de Arcoverde para fazer a guarda do local onde estão acampados os ex-trabalhadores da fazenda, que fica na frente da propriedade, às margens da PE-110. A milícia privada, ainda de acordo com os trabalhadores, age intimidando e ameaçando as pessoas do acampamento.

Contato:

Márcio 87 88256483

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br