Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

No último dia 13, por volta das 6h da manhã, o assentado da reforma agrária conhecido por Biu Jacaré foi assassinado quando se dirigia a feira de Arassoiaba para vender seus produtos.

Esse é o segundo assassinato que acontece em vinte dias, com caráter de execução, nos assentamentos conhecidos como Prados - dos quais fazem parte, Nova Canaã, Chico Mendes I, Chico Mendes II e Ismael Felipe - que ficam em Tracunhaém, Zona da Mata Norte de Pernambuco.

O primeiro assassinato, o de Zé da Graviola, aconteceu no último dia 23 de junho. Outro assentado que estava na companhia de Zé da Graviola, Valmir, conseguiu fugir. Os Assentamentos dos “Prados” são frutos de longos oito anos de lutas, que tiveram repercussão nacional e internacional. A história e resistência dos assentados dos Prados tornaram-se referência e símbolo da luta pela terra em Pernambuco e no Brasil.

Foram desapropriadas as terras dos engenhos Prados em novembro de 2003 e sua imissão de posse aconteceu em novembro de 2005. “Depois que desapropriaram as terras esqueceram de nós. Estamos vivendo como se tivesse no acampamento”, declara uma das lideranças, Marilene Ferreira, que também vem sofrendo com ameaça e nos últimos dias foi abordada por motoqueiro armado.

Passados 18 meses da imissão de posse, os assentamentos Chico Mendes I, Chico Mendes II e Ismael Felipe, não receberam o crédito habitação, não têm assistência técnica, não receberam oPrograma Nacional de Agricultura Familiar, o Pronaf “A” e as terras não foram demarcadas nem parceladas ainda. “Parece que esse é o modelo de assentamento do Governo Lula, onde só o que cresce é a violência contra nós (trabalhadores/as), queremos voltar a produzir e abastecer as feiras locais como fazíamos antes”, diz José Carlos, presidente da associação de Chico I, e que também denuncia que sua casa vem sendo rondada motoqueiros desconhecidos.

Outras pessoas estão sendo perseguidas e o grau de violência contra os assentados é muito grande. Nos últimos meses carros desconhecidos circulam os assentamentos durante a noite e de madrugada e várias queixas foram feitas nas delegacias de Arassoiba e Tracunhaém.

Os assassinatos estão sendo investigados pelo Delegado de Tracunhaém. A Comissão Pastoral da Terra – CPT, junto com as associações dos assentamentos e organizações de Direitos Humanos dará entrada na Secretaria de Desenvolvimento Social, hoje às 15h, no pedido de um Delegado Especial para acompanhar o caso.

Mais Informações:

Marilene Ferreira (Assentamento Ismael Felipe) 0 xx 81 9663.4031

José Carlos (Assentamento Chico Mendes I) 0 xx 81 92619245

CPT – 0 xx 81 3231.4445

Plácido Junior – CPT 0 xx 81 8893.4175

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br