Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

A direção da CNBB será recebida no início da manhã desta quarta-feira (12), no Palácio do Planalto, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para discutir uma solução para a greve de fome do bispo de Barra (BA), dom Luís Flávio Cappio. A confederação encaminhou nova carta ao presidente Lula, pedindo que seja aberto o diálogo.

O presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, e o secretário geral, dom Dimas Lara Barbosa, serão recebidos pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira, dia 12, às 9h, no Palácio do Planalto. A audiência foi solicitada pela Presidência da CNBB que quer discutir com o presidente Lula a manifestação do bispo de Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio, em “jejum e oração” desde o dia 27 de novembro, em Sobradinho (BA), contra a transposição do Rio São Francisco. Após a audiência com o presidente, dom Geraldo Lyrio e dom Dimas Lara darão uma entrevista coletiva na sede da CNBB que fica no Setor Embaixadas Sul, Quadra 801, Conjunto B.

Em jejum que completa hoje 14 dias na igreja de São Francisco, em Sobradinho (540 km de Salvador), em protesto contra a transposição das águas do rio São Francisco, d. Luís disse que ainda acredita em uma solução para a greve de fome: "O Brasil tem muita gente inteligente, não vão deixar para negociar sobre o cadáver de um bispo".

Ontem, ele disse que o governo "fez calar as forças sociais" ao "trair a causa que defendia, tornando-se refém dos grandes", e apoiou as manifestações do MST e da Via Campesina. Segundo ele, tais mobilizações "são importantes para a redescoberta de identidades pelos próprios movimentos sociais".

Leia abaixo a carta:

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

Belém, 10 de dezembro de 2007

EXMO. SR. LUIS INÁCIO LULA DA SILVA DD. PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

Caro Presidente,

Para a maioria dos brasileiros vossa eleição significou sonhos e esperanças; o povo sentia que uma outra nação era possível e que todos poderiam desenhar seu destino.

Este é mais um momento entre tantos outros, de fazer com que mudanças significativas aconteçam.

Neste sentido pedimos:

• Que haja um processo de revitalização participativo e democrático da bacia do Rio São Francisco;

• Que imediatas providências sejam tomadas para que se retome o diálogo entre a sociedade e o Governo Federal;

• Que sejam levados em consideração processos mais eficientes e mais baratos, de promover o acesso à água para as populações do Semi-Árido, como apontam os estudos feitos pela própria Agência Nacional de Águas (ANA);

• Que as águas do São Francisco não sirvam somente para abastecer um modelo que prioriza o agronegócio em detrimento da agricultura familiar.

Nós, das Pastorais e Organismos da CNBB Regional Norte 02, apoiados pelos Bispos deste Regional, juntamos nossas vozes a de milhões de Nordestinos para prestar nosso apoio e solidariedade a D. Luis Flávio Cappio, Bispo da Diocese de Barra/BA, que pela segunda vez se coloca em jejum e oração pela defesa da revitalização do Rio São Francisco. Louvamos e agradecemos a Deus por sua vida e sua manifestação corajosa e firme frente a esse projeto de transposição. Através de seu testemunho manifesta fidelidade e compromisso para com os mais pobres, sobretudo os pobres da terra e das águas e como o profeta Ezequiel, não teme “profetizar sobre ossos secos”.

Coragem Presidente! Recebei nosso manifesto neste momento difícil em que homens eleitos pelo povo teimam em negar os direitos básicos desse povo sofrido.

Pedimos tomar uma atitude firme como a de Dom Cappio que opta pelo lado dos que clamam com sede de justiça e paz.

Aproximando-nos da grande festa do Natal de Nosso Salvador que “veio para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo.10,10), esperamos poder contar com vosso senso de justiça e de amor pela causa dos pequeninos, preferidos de Deus.

Atenciosamente,

Bispos da CNBB Norte 2 (Pará e Amapá) Pastorais e Organismos e Participantes do Seminário “AMAZÔNIA: A PAZ SE CONTRÓI COM CIDADANIA E JUSTIÇA PARA TODOS E TODAS” (PROMOÇÃO DA CJP -CNBB N2 na Semana da JUSTIÇA E PAZ, 2007)

“Preparai os caminhos do Senhor, endireitai suas veredas”. Lc 3,4

Fonte: mst.org.br

Assista o Noticiário Popular Dom Luiz Cappio

Assista o Noticiário Popular Dom Luiz Cappio II

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br