Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Hoje (02) um helicóptero sobrevoou o local ocupado há uma semana por manifestantes contrários ao projeto de transposição do rio São Francisco, em Cabrobó (PE). A eminência da ação de despejo não tem assustado as organizações sociais, movimentos populares, povos e comunidades tradicionais que organizam caravanas para reforçar a resistência no local.

Pela manhã os trabalhos aconteceram com atividades de formação, como o estudo sobre a história dos índios naquela região. A tarde está prevista a continuidade do mutirão de tapagem do buraco aberto pelo exército durante a visita do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, à tomada de água do eixo norte. A atividade acontece desde o primeiro dia da ocupação. A área será utilizada para o plantio de arroz, pelos índios Truká.

No final do dia de ontem (01) foi erguida uma praça no centro do acampamento. O local serve como ponto de encontro e de reuniões. No sábado, caravanas que participaram da ocupação retornaram para suas regiões e aos poucos são substituídas por outros grupos. Os indígenas agora contam maioria no local.

As atividades continuam no sentido de preparação para instalação de moradias e para o plantio. A movimentação provocada pelo helicóptero, que realizou diversos sobrevôos sobre o acampamento, não deve atrapalhar a programação do dia.

Serviço:

Acampamento em Cabrobó (PE)

Local – BR 428 KM 29, entre Cabrobó e Orocó (PE)

Envolvidos – MST - MPA - MMC - MAB - APOINME - MONAPE - CETA - SINDAE - CÁRITAS - CIMI - CPP - CPT - ASA - AATR - PJMP - CREA/BA - SINDIPETRO AL/SE - CONLUTAS - Federação Sindical e Democrática de Metalúrgicos do Estado de MG - Terra de Direitos - Fórum Nacional da Reforma Agrária - Rede Brasileira de Justiça Ambiental - Fórum Permanente em Defesa do Rio São Francisco / BA - Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Norte de MG – Fóruns de Organizações Populares do Alto, Médio, Submédio e Baixo São Francisco - Frente Cearense Por uma Nova Cultura da Água Contra a Transposição - Projeto Manuelzão /MG - STRs, Colônias de Pescadores, Comunidades Ribeirinhas, Indígenas, Quilombolas, Vazanteiras, Brejeiras, Catingueiras e Geraiseiras da Bacia do Rio São Francisco

Contatos Ruben Siqueira: (71) 92086548

Clarice Maia (Comunicação): (71)... e (87)...

Ministério Público Federal

Sérgio Rodrigues de Castro: (87) 3836090

Vara Federal

(87) 38718100/ 38718116 --

Paula Pereira P/ Secretaria da Vía Campesina - Brasil (61)...

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br