Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

No último domingo, dia 29 de novembro, cerca de 150 educandos e educandas, das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino médio acompanhadas pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), participaram de encontro com o objetivo de refletir sobre "Consciência Negra: Como está a sua?". A atividade foi realizada na comunidade quilombola Atoleiros, localizada no município de Caetés, agreste pernambucano. 

Durante a atividade, os/as educandos/as puderam apresentar trabalhos realizados sobre a temática e, junto com os educadores/as, refletir sobre a diversidade étnico-cultural. A equipe da CPT, responsável pela Educação do Campo, afirma que as reflexões serviram para aprofundar o entendimento de que "cada povo possui sua identidade própria, presente nas crenças, costumes, história e organização social".  

Os/as educandos/as são oriundos das comunidades quilombolas de Atoleiros (Caetés), Baixa do Imbé(Brejão), Castainho, Estivas, Timbó e Tigre(Garanhuns), Fidelão, Imbé e Povoado Alegre (Capoeiras) Mocóis I e II, Riacho Novo (Iati). Para a equipe, esse intercâmbio foi "uma experiência enriquecedora de partilha de saberes que contribuiu de maneira muito relevante para construção de uma consciência ampla sobre as questões que envolvem os negros". Ressaltam ainda que a apresentação dos trabalhos mostrou uma riqueza de olhares sobre a temática. "É a partir dos diversos olhares de cada sujeito do campo que a Educação do Campo vai estreitando os laços, diminuindo distâncias, construindo pontes de conhecimento e valorizando os diversos saberes", completa.