Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

A igreja do povoado Carvalho, localizado no município de Custódia (PE), construída por escravos libertos, vai ser demolida pelas obras da Transposição. Uma escola que fica ao lado da Igreja também será destruída para dar caminho ao que os moradores chamam de “desgraças do governo”.

Numa carta comovente, os moradores de Carvalho contam que a obra da Transposição do Rio São Francisco vai destruir um antigo patrimônio quilombola: uma pequena Igreja que foi construída pelos escravos libertos que ali se instalaram.

Localizada há 10 km do centro de Custódia, sede do município, Carvalho já conseguiu o reconhecimento como Comunidade Quilombola pela Fundação Cultural Palmares, desde 16 de maio de 2007, conforme publicado no Diário Oficial da União. O reconhecimento, no entanto, não foi seguido do processo de demarcação e titulação do território.

O atraso na demarcação e titulação da terra é mais um empecilho para a permanência da Igreja. “A capelinha não é propriedade da Igreja, é particular e pertence ao proprietário da fazenda”, explica o padre Roberto, pároco de Custódia. O antigo proprietário das terras já foi indenizado, mas a comunidade resiste e propõe que o curso das obras seja desviado para impedir a destruição da igreja e da escola.

Dona Cícera, moradora antiga da comunidade, conta com remorso a situação. Ela diz que seus netos estudam naquela escola. “Tem gente que quer que derrube, mas que construa primeiro outra igreja e outra escola. Tem gente que quer que não derrube de jeito nenhum. Edvaldo (presidente da Associação) é um dos que correm para que as coisas aconteçam da maneira certa”, explica.

Preços inflacionados

Os lotes 03 e 04 do trecho de 133 km da Transnordestina, que ligará Serra Talhada a Arcoverde, está previsto para ser entregue em dezembro de 2011. Além do descontentamento causado no povoado de Custódia, outros transtornos começam a ser causados na localidade. Quem for visitar a região terá dificuldades para hospedagem. A empreiteira Odebrecht tem locado todos os hotéis de Serra Talhada. Empresas responsáveis pelas obras da Transnordestina e da Transposição também têm locado outros hotéis da região. A super-lotação dos lugares de hospedagem tem inflacionado o preço das diárias.


Fonte: Comissão Pastoral da Terra – Pajeú – Denis Venceslau e Articulação São Francisco Vivo.

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br