Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos

 

Na próxima segunda-feira (04/08), em Recife, será lançado no Cinema São Luiz o filme “O veneno está na mesa 2”, do diretor Silvio Tendler. A sessão será às 19 horas, com entrada franca.

Após a exibição haverá um debate sobre os impactos dos agrotóxicos no meio ambiente e na saúde. O lançamento é um realização da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos de Pernambuco e da Mostra Ambiental do Recife (MARE).

 

No primeiro filme, O Veneno Está na Mesa 1, Tendler fez uma pesquisa intensiva por todo o país para demonstrar os danos que o atual modelo de agricultura causa na saúde não só de consumidores, mas dos agricultores envolvidos no processo de produção de alimentos, que ficam constantemente expostos aos insumos químicos e agrotóxicos usados nos plantios. 

Apesar de não ter entrado no circuito comercial de exibição brasileiro, o filme já foi assistido por mais de um milhão de pessoas no Brasil.

O novo filme também enfatiza os efeitos nocivos do uso de agrotóxicos na produção de alimentos, mas a principal abordagem é sobre as alternativas já existentes para plantio, colheita e consumo de produtos agrícolas sem lançar mão para o uso de agrotóxicos. Seu foco é a agricultura familiar de base agroecológica.

Um cineasta comprometido com as causas populares

Silvio Tendler viajou por todo o Brasil para conhecer e registrar as práticas agrícolas e estilos de vidas de homens e mulheres que pautam seu trabalho no cuidado com o alimento que produz para consumir e gerar renda e preservar a biodiversidade do planeta.

O diretor quis com esse novo filme defender a agricultura familiar e tornar do conhecimento dos espectadores que há outros modelos possíveis para uma agricultura sustentável.

Sílvio Tendler tem no seu currículo os filmes Jango, Josué de Castro - Cidadão do Mundo, Encontro com Milton Santos, Glauber o filme, e Utopia e Barbárie. Silvio já produziu filmes aliados às mais diversas causas, sempre buscando apresentar e desenvolver um discurso favorável às lutas populares.

“Eu comecei a entender o peso da alimentação na vida das pessoas quando soube que tenho diabetes. A partir daí, me dei  conta de como a comida pode levar doenças às pessoas. O filme ‘O Veneno está na Mesa1’ foi um alerta, mas o de agora traz uma alternativa. Ele te leva a escolher em que mundo você quer viver. É agora ou nunca mais”, afirma o cineasta.

Templo do cinema pernambucano

Inaugurado no dia 6 de setembro de 1952 e situado às margens do Rio Capibaribe e na cabeceira da mais moderna ponte da cidade à época, a Ponte Duarte Coelho, o São Luiz tornou-se um dos mais emblemáticos cinemas do Recife, prezando por essa arte em sua concepção clássica, com exibição em cine-teatro e capacidade para 992 pessoas. Hoje o Cinema São Luiz é o de mais rica concepção artística e arquitetônica do Recife.

Em 2008 o prédio foi tombado como monumento histórico pelo Governo do Estado que, por meio da Fundarpe, trouxe de volta ao público o tradicional Cinema São Luiz, revitalizado e sem os vícios da mídia cinematográfica, preservando e difundindo a arte do cinema e contribuindo para o resgate da história da cidade e manutenção de um verdadeiro templo de sua cultura.
 

Com informações da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco.
 

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br