Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

A safra da cana-de-açúcar no interior de São Paulo já foi colhida em cerca de 80% mas o problema que existe agora é outro. Se antes havia problemas na colheita, agora é o produtor que não está recebendo tudo o que plantou.A causa da crise no setor está nas usinas. Segundo Manoel Ortolan, presidente da Cooperativa dos Plantadores do Oeste Paulista (Canaoeste) as usinas estão atrasando o pagamento.

 

EPTV.com - 07/11/2008

O produtor de cana Antônio Geraldo Aníbal sabe bem as dificuldades que está passando. Plantador há 60 anos e acostumado a receber o dinheiro da safra à vista, desta vez ele se surpreendeu. Aníbal conta que a usina pagou 80% do que ele tinha direito agora e os outros 20% foram prometidos para abril de 2009.

Com menos dinheiro na mão, os produtores aplicam mesno em adubos e acabam também reduzindo a plantação. Em uma das fazendas o! agricultor reduziu a quantidade plantada de 500 quilos para 300 quilos por hectare.

A maioria dos produtores está agindo da mesma forma. Eles sabem que ao reduzir os cuidados com o plantio agora certamente colherão menos no futuro. Mas, segundo os produtores, é preferível receber menos do que se dedicar ao plantio e não receber nada.

Dois proprietários de usinas e a União das Indústrias Canavieiras do Estado de São Paulo (Unica) não quiseram comentar o assunto.

 

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br