Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

A partir de hoje até o dia 07 de setembro será realizado em todo o país o Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra, que irá consultar toda a população brasileira sobre a necessidade de se estabelecer um limite máximo à propriedade de Terra no Brasil. O Plebiscito acontece na semana da pátria, em conjunto com as mobilizações do Grito dos Excluídos. Em Pernambuco, as votações tiveram início logo pela manhã, em Paudalho, mata norte do estado com uma urna aberta no Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município. Na ocasião, os agricultores e agricultoras disseram SIM ao Limite da Propriedade da Terra.

Em Recife, as entidades e movimentos sociais que estão na organização da consulta popular estão com uma urna aberta na Praça do Carmo (Dantas Barreto), neste momento (14h) até às 17h.

Até o dia 07, serão centenas de urnas espalhadas simultaneamente pelo estado, do litoral ao sertão, e em todo o país, nas escolas, paróquias, sindicatos, associações de bairro, universidades, assentamentos, praças e outros em locais públicos com grande circulação de pessoas. O Plebiscito Popular é fruto da Campanha Nacional pelo Limite da Propriedade da Terra, promovida por dezenas de organizações, entidades e movimentos sociais que compõem o Fórum Nacional da Reforma Agrária e Justiça no Campo (FNRA).

Para Sônia Freitas, da Comissão Pastoral da Terra, além de consultar a população sobre a necessidade de se estabelecer um limite ao tamanho da propriedade da terra, “o Plebiscito tem a tarefa de ser, fundamentalmente, um importante processo pedagógico de formação e conscientização do povo brasileiro sobre a realidade agrária do nosso país e de impulsionar o debate sobre qual Projeto defendemos para o povo brasileiro.”


Porque Limitar a Propriedade da Terra no país?

O Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra será o ato concreto do povo brasileiro contra a concentração de terras no país. A proposta da mobilização nacional é pressionar o Congresso Nacional para que seja incluído na Constituição Federal um novo inciso que limite o tamanho da terra em até 35 módulos fiscais - medida sugerida pela campanha do FNRA. Áreas acima de 35 módulos seriam incorporadas automaticamente ao patrimônio público e destinadas à Reforma Agrária. Caso a proposta seja aprovada, mais de 50 mil grandes propriedades de terra seriam atingidas no país. Só no estado de Pernambuco, seriam cerca de 1.120 latifúndios, o que significa dizer que aproximadamente um terço das terras no estado seriam democratizadas, ampliando a produção no campo.



Serviço:

O que? Plebiscito pelo Limite da Propriedade da Terra

Quando? A partir de hoje, dia 01, até 07 de setembro

Onde? Urnas espalhadas simultaneamente, do litoral ao sertão, em escolas, paróquias, sindicatos, associações de bairro, universidades, assentamentos, praças e outros em locais públicos com grande circulação de pessoas.

Urnas no centro do Recife:

Dia 01, das 14h as 17h - Praça do Carmo (Dantas Barreto)

Dia 02, das 14h as 17h – Em frente ao prédio dos Correios

Dia 03, das 14h as 17h – Na 07 de Setembro.



Outras informações:

Comissão Pastoral da Terra

Fone: (81) 3231.4445

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br