Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

"Somos a chuva no sertão, no litoral e no agreste, adubando a terra"

Os/as participantes da Assembleia da CPT Nordeste II falam sobre os sentimentos, as expectativas de lutas e enviam suas mensagens de esperança e animo, após a realização da 16ª Assembleia da Pastoral. Confira:

 

 

“Para mim é motivo de alegria estar na Assembleia e ver que tantos anos se passaram e a CPT continua com o mesmo animo de 41 anos atrás, com a missão de estar sempre ao lado dos empobrecidos, dos que sofrem opressão. Sou mais jovem do que a CPT, mas dentro de mim também tem esse mesmo desejo da Pastoral de querer uma libertação para o nosso povo. Libertação essa que passa pela conquista da terra. Compreendemos que, para aqueles que sobrevivem à margem, é importante lutar. É a luta pelo direito à vida. Não é qualquer direito, é o direito à vida. E a CPT tem demonstrado essa fidelidade. São 41 anos de resistência, organização e enfrentamento e isso me motiva a continuar na luta. Tenho a maior gratidão pela CPT que contribuiu para que eu reconhecesse que era oprimida. A partir do reconhecimento, eu me liberto, vou à luta e conquisto a terra. E conquistando a terra, eu conquisto a água, e conquistando a água, eu conquisto a semente. E eu, conquistando tudo isso, me conquisto. Isso me faz nova, me faz acreditar. Maria José Cavalcante - camponesa do assentamento Flor do Bosque -  Alagoas/PE

 

 “Eu cheguei [No Santuário] no domingo [14/08/2016], céu impressionantemente azul. Hoje, quinta-feira [18/08/2016], o céu está encoberto e sentimos uma fina garoa caindo. Ai também é para nos alegrarmos. Esta Assembleia, a cada dia que passou nos alegrou cada vez mais. Nós somos a chuva, no sertão, no litoral, no agreste, adubando a terra. Agora como todo bom jangadeiro e jangadeira, a nossa vela tem que estar pronta pra captar o vento. Esse mesmo vento que é o próprio Espírito que leva o povo de Jesus a cumprir sua tarefa. E essa Assembleia nos animou para essa finalidade. Terra de Deus, Terra de irmãos. Mesa Farta, prato cheio. Parabéns a todos nós. Que saibamos sempre aprumar a vela de nossa jangada para captar o vento que é o Espírito soprando. E que soprou em muitos lugares onde o latifúndio não quer que sopre. Que nós voltemos para a base animados com esse encontro”.  Padre Tiago Thorlby - CPT Regional NE 2

 

“A CPT se tornou, nesses 41 anos, um modo, uma opção de vida. Nesse percurso, ela tem sido um serviço não somente para os camponeses e camponesas, mas também para os/as agentes pastorais que, participando da luta, conseguiram transformar também as suas vidas. A CPT já forjou muitos/as agentes e militantes que vão além de contribuir com o processo da reflexão sobre a terra, pois formam-se também nessa caminhada e formam também suas famílias, suas comunidades, a sociedade. Por isso, também tem sido um instrumento de revolução a partir das pequenas práticas. Todos nós que passamos pela CPT carregamos esse espírito de serviço, onde  o 'eu' desaparece e o 'nós' surge para ser o rumo da nossas vidas. Nessa 16ª Assembleia viemos, junto com os camponeses e camponesas, reafirmar  o compromisso  de enfrentamento ao capital e que a CPT continue contribuindo para o protagonismo das comunidades. Como dizem, a CPT foi e é profeta. Prepara caminhos”. Tania Maria de Souza - Equipe de CPT em João Pessoa/PB e coordenadora da CPT NE 2.

 

“Fica uma expectativa muito boa, no sentido de que a avaliação e reflexão feitas apontam um compromisso dos agentes de pastorais com as linhas prioritárias assumidas nessa Assembleia. E também, essa Assembleia foi bastante participativa, com a juventude assumindo e muito mais presente nas ações da CPT. Saio daqui muito convicto de que podemos avançar, muito embora sabemos que temos muitos desafios pela frente. Essa questão do Golpe vai nos levar a repensar as estratégias de enfrentamento de nossas lutas. Mas saímos muito otimistas”. José Carlos - Equipe de CPT em Mossoró/RN.

 

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br