Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Motivação do crime está relacionada à sua atuação política contra o latifúndio na região, assegura a CPT.
 
O trabalhador rural Ivanildo Francisco da Silva, de 46 anos, foi assassinado na noite desta quarta-feira, dia 06/04, na casa onde morava no assentamento Padre João Maria, no município de Mogeiro/PB. O trabalhador rural, que também era presidente do PT no município, foi abordado em sua casa por volta das 22h, enquanto estava na companhia de sua filha de 01 ano de idade. Ivanildo foi assassinado com um tiro de espingarda calibre 12, na cabeça.
 
Para a Comissão Pastoral da Terra (CPT), todas as possíveis motivações do crime são políticas. Ivanildo foi mais uma vítima do latifúndio. De acordo com a CPT, o trabalhador era uma liderança atuante na área, contribuía e denunciava os contextos de violência na luta pela terra na região e já havia sido vítima de pistolagem.
 
“Em outubro do ano passado, ele e outros cinco agricultores da fazenda Salgadinho, no município de Mogeiro, foram feridos a tiros de espingardas 12 e revólveres 38 por capangas pagos pelos proprietários da terra, quando realizavam um mutirão. Ivanildo era um homem da luta dos trabalhadores do campo e sempre estava dando apoio às ações realizadas pela Comissão Pastoral da Terra (CPT)”, destacou Frei Anastácio, parlamentar e colaborador da CPT na Paraíba.
 
Os sete capangas que feriram os trabalhadores, naquela ocasião, foram presos pela polícia, mas pagaram fiança e atualmente respondem os processos em liberdade. “Essa é a principal suspeita que temos em relação ao assassinato de Ivanildo, que durante a investida dos capangas foi atingido por dois tiros a queima-roupa, mas escapou”, informou o Frei.
 
As famílias do assentamento ouviram o tiro, mas durante toda noite não saíram de suas casas com receio do serem vítimas de violência. De acordo com informações locais, os assentados e assentadas decidiram ligar entre si para averiguar se estavam todos/as bem. Ivanildo não atendeu o telefone, mas por causa do horário, as famílias pensaram que ele já estaria dormindo.
 
O corpo foi somente encontrado na manhã de hoje, dia 07, por sua companheira que retornava da casa de familiares. A mulher encontrou seu marido morto na entrada da casa e sua filha suja de sangue chorando ao redor do corpo. Também para as famílias do assentamento Padre João Maria, não resta dúvidas de que o crime foi planejado e que se relaciona com sua atuação na luta pela terra. Mais informações sobre o caso em breve.
 
 
Fonte: CPT NE 2, com informações de Frei Anastácio/ASCOM
 
 

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br