Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

A Comissão Pastoral da Terra – Regional Nordeste 2 é filiada à CPT Nacional, entidade de caráter ecumênico, vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que desde 1975 acompanha e contribui para a conquista de direitos das comunidades camponesas no país. A CPT NE 2 foi fundada em 1988 e atua nos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

 

O ponto de partida de sua ação é a experiência dos povos da Terra, das Águas e das florestas, sua fé e a capacidade de assumirem sua própria história. A CPT quer ser uma presença solidária, profética, ecumênica e fraterna, que presta um serviço educativo e transformador junto a esses povos, para estimular e reforçar seu protagonismo. A CPT reafirma seu caráter pastoral, tendo como principais linhas de atuação: Presença na base, fortalecendo a organização e articulação dos grupos de camponeses e camponesas, na perspectiva da construção de uma sociedade solidária e justa; a defesa da Reforma Agrária e o apoio à luta pela terra e pelo território, para construção de territórios camponeses livres e autônomos; o acompanhamento aos conflitos agrários e a denúncia dos impactos causados pelo latifúndio, pelo agro-hidronegócio e pelo próprio Estado Brasileiro às comunidades que vivem no campo; o fortalecimento de práticas agroecológicas, como modo de vida. A CPT também incorpora na sua metodologia de ação e mística, os princípios da ecologia, a sustentabilidade e a construção de novas relações de gênero.

 

A CPT Regional Nordeste 2 possui dez (10) equipes de base que atuam em quase toda a extensão dos quatro estados nordestinos. Sua sede regional fica localizada em Recife.

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br