Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

NOTA PÚBLICA - 15 anos sem irmã Dorothy Stang

A direção nacional e coordenação executiva da CPT divulgam Nota pelos 15 anos do assassinato de irmã Dorothy Stang, em que destacam : "O exemplo de Dorothy nos comove e nos incita à continuidade de sua luta, como tem feito o Pe. Amaro Lopes, seu sucessor, perseguido e acusado injustamente.…

Leia mais:

Nota de Dom José Luiz, Bispo de Pesqueira/PE, sobre o falecimento do ex-presidente da CPT, Dom Enemésio Lazzaris

“Viver sem morrer é viver menos, é impedir o pleno ser,

é partir sem nunca chegar, é jamais poder ressuscitar, é aceitar viver em vão.

Por isso, cedo quiseste voar, buscando a libertação” (L. Boff)

 

Irmãos e irmãs,

Não foi combinado que nosso irmão Enemésio partiria agora. Ainda não estávamos preparados para sua ausência, mas a vida tem dessas coisas...  Estamos agora na estação da vida, celebrando a partida de quem vai, mas fica nos seus gestos gratuitos de doação aos pobres e aos despossuídos desta vida.…

Leia mais:

Nota da CPT pelo falecimento de Dom Enemésio Ângelo Lazzaris

“Dom Enemésio deixou profundas marcas por onde passou, como ser humano, religioso, sacerdote e bispo”, destaca, em Nota, a Diretoria e a Coordenação Nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT), entidade na qual o bispo atuou desde o ano de 2008. Confira o documento na íntegra:…

Leia mais:

Morre ex-presidente da CPT e bispo de Balsas (MA), Dom Enemésio Lazzaris

Faleceu na noite deste domingo, 02, às 23h30, na Congregação dos Orionitas, em Araguaína, Tocantins, o bispo da Diocese de Balsas, Maranhão, e ex-presidente da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Dom Enemésio Ângelo Lazzaris, aos 72 anos. O religioso lutava contra um câncer no pâncreas desde janeiro de 2019 no Hospital Dom Orione, em Araguaína. Nos últimos meses ele esteve internado no mesmo hospital. Está prevista, para a tarde desta segunda-feira, 03, missa de corpo presente no Santuário Sagrado Coração de Jesus, na cidade tocantinense, onde Enemésio atuou como pároco por oito anos, na década de 1990. Após a celebração, seu corpo será transladado para a Catedral de Balsas.…

Leia mais:

CPT/AL publica relatório do projeto Feira Camponesa em formato de livro

O projeto Feira Camponesa celebrou 15 anos em 2019 e a versão itinerante atingiu sua primeira década. Para marcar esse momento, a Comissão Pastoral da Terra de Alagoas (CPT/AL) produziu dois relatórios em formato de livro apresentando como as feiras têm contribuído com as famílias camponesas e a sociedade de forma geral.…

Leia mais: