Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

O êxodo do povo Warao para o Brasil

O êxodo do povo Warao para o Brasil

Os governos estrangeiros querem se apropriar dos nossos bens naturais, assim como o governo de Maduro também se apropriou, deixando para o povo somente miséria e fome, apesar de sermos uma das nações mais ricas do mundo, relata Anibal Perez Cardonaindígena Warao, refugiado no Brasil e atualmente residente no município de Natal (RN). O relato nos foi enviado por João Paulo…

Leia mais:

6º Semana Social Brasileira lança perfis nas redes sociais

A iniciativa é uma forma de iniciar a mobilização nacional do Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho, diante do cenário da pandemia de Covid-19.

A Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), lançou nesta segunda-feira , 04 de maio, os perfis da 6ª Semana Social Brasileira (SSB) no Instagram e Twitter, e reativa os perfis do Facebook, e YouTube. Nesta 6ª edição, a Semana Social Brasileira apresenta a proposta de mobilizações com o tema central: Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho. Uma inspiração a partir dos três “T”, que foram gestados no 1º Encontro Mundial dos Movimentos Populares com o papa Francisco, em outubro de 2014, em Roma.…

Leia mais:

COVID 19: qual será a colheita?

 

Artigo

Muito se tem discutido, recentemente, acerca da quarentena. Algumas pessoas duvidam da necessidade de ficar em casa e distantes do convívio social. A realidade é que, de alguma forma, os planejamentos foram atingidos, impactando o cotidiano das famílias, das pessoas, dos bairros, das cidades. A agenda pessoal, social, familiar e de trabalho foi colocada, em parte, em stand-by. É como se tivéssemos coletivamente apertado a tecla pause.…

Leia mais:

NOTA DAS PASTORAIS SOCIAIS DO CAMPO: Em defesa da vida e na construção permanente da esperança em tempos de Covid-19

As Pastorais Sociais do Campo se colocam em profunda solidariedade, oração e sintonia com as famílias vítimas e ameaçadas pela pandemia da Covid-19 e com aqueles e aquelas que a elas se dedicam por profissão e por amor. Estamos aos pés da Cruz, como o Papa Francisco, pedindo perdão pelas vidas descartadas em nome da política ultraliberal de Estado mínimo, mercado absoluto e lucro total, que se revela incapaz de uma resposta adequada ao extremo desafio da hora presente. Estamos também, com os meios disponíveis, em isolamento social necessário para combater o avanço da doença, atentos e mobilizados por mudanças reais no modelo político-econômico, nas medidas de saúde pública e de cuidados socioambientais.…

Leia mais:

CPT lançará o relatório Conflitos no Campo Brasil 2019 nesta semana

No dia 17 de abril, sexta-feira, Dia Mundial de Luta Camponesa, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) lançará sua publicação anual, Conflitos no Campo Brasil 2019. É a 34ª edição do relatório que reúne dados sobre os conflitos e violências sofridas pelos trabalhadores e trabalhadoras do campo brasileiro, neles inclusos indígenas, quilombolas e demais povos tradicionais.…

Leia mais: