Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

CNBB, Cáritas Brasileira e Pastorais Sociais iniciam mobilização para a IV Jornada Mundial dos Pobres

CNBB, Cáritas Brasileira e Pastorais Sociais iniciam mobilização para a IV Jornada Mundial dos Pobres

“Estende a tua mão ao pobre” (Sir 7,32), é o tema da IV Jornada Mundial dos Pobres que será realizada de 8 a 15 de novembro de 2020.

Há quatro anos, com a instituição do Dia dos Pobres, o papa Francisco vem a provocar a Igreja para olhar, refletir, agir, rezar e estar com os pobres. Na mensagem deste ano ele diz: “O encontro com uma pessoa em condições de pobreza não cessa de nos provocar e questionar. Como podemos contribuir para eliminar ou pelo menos aliviar a sua marginalização e o seu sofrimento? A comunidade cristã é chamada a coenvolver-se”.…

Leia mais:

Fratelli Tutti, a nova Encíclica do Papa Francisco

Fratelli Tutti, a nova Encíclica do Papa Francisco

A Fratelli Tutti, lançada em Assis, junto ao túmulo de São Francisco, no dia 3 de outubro de 2020, é uma encíclica forte na afirmação de uma fraternidade universal onde todos e todas devem caber. Por isso denuncia, com muita veemência, a cultura do descarte e da indiferença que grassam hoje fruto do capitalismo que tudo domina. E essa fraternidade universal, a amizade social é reforçada e inculcada a partir da parábola do Samaritano, que vê o ferido caído por terra e dele se aproxima. Trata-o sem perguntar quem era, de onde vinha, para onde ia. Simplesmente era um ser humano precisando de ajuda.…

Leia mais:

Um ano de Sínodo Para a Amazônia: "uma ponte entre 'Laudato si' e 'Fratelli tutti'"

Um ano de Sínodo Para a Amazônia:

Ao completar um ano da realização do Sínodo, Papa Francisco reforça a atenção com a Amazônia e o  meio ambiente com a publicação da encíclica Fratelli Tutti, no início do mês de outubro.

O Papa Francisco considera o Sínodo para a Amazônia como um filho de Laudato si´. Depois de ler, ainda sem o devido aprofundamento, Fratelli tutti, ouso dizer que a nova encíclica recolhe muitos elementos presentes na reflexão do último Sínodo, que neste 6 de outubro completa um ano da abertura de sua Assembleia Sinodal. De fato, o último Sínodo pode ser considerado como uma ponte entre Laudato si´ e Fratelli tutti, até agora, os dois grandes escritos do Papa Francisco.…

Leia mais:

Organizações publicam manifesto contra o pronunciamento de Bolsonaro na ONU

Organizações publicam manifesto contra o pronunciamento de Bolsonaro na ONU

Em manifestação à fala do presidente na Assembleia Geral da ONU, no dia 22 de setembro, organizações e movimentos sociais publicam documento em que contestam as afirmações proferidas no discurso. A CPT é uma das signatárias do manifesto que repudia a utilização de espaços públicos para expressar aversão aos povos e comunidades tradicionais do país.

Leia o manifesto:…

Leia mais: