Os biocombustíveis aumentaram em 75% os preços dos alimentos no mundo, segundo relatório do Banco Mundial (Bird) obtido pelo jornal britânico "The Guardian". Segundo fontes ouvidas pelo "Guardian", o relatório, finalizado em abril, não foi publicado para evitar uma saia justa entre o Bird e o governo dos EUA. O presidente George W. Bush é um dos principais incentivadores do uso do álcool (no caso americano, à base de milho, principalmente) e os EUA são um dos maiores financiadores do Banco Mundial -o atual presidente da entidade, Robert Zoellick, foi funcionário da administração Bush. DA REDAÇÃO
Os Estados Unidos são um dos países que defendem que a alta no preço dos alimentos ocorreu pelo aumento da demanda em emergentes como Índia e China e que o impacto dos biocombustíveis nesse aumento é pequeno.
O estudo, porém, diz que a "rápida expansão da renda nos países em desenvolvimento não levou a grandes aumentos no consumo global de grãos e não foi um fator importante na grande elevação dos preços".
Anteontem, o Banco Mundial afirmou que a economia mundial está "entrando em zona perigosa", com o aumento nos preços dos alimentos e do petróleo.
Preço de alimentos subiu 75% devido ao álcool, afirma jornal
- Detalhes
- Categoria: Código Florestal