Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

 

A Comissão Pastoral da Terra da Diocese de Mossoró/RN e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi/RN realizarão, entre os dias 02 e 04 de setembro, o Seminário Encontro de Saberes: Comunidades camponesas e academia construindo a resistência na Chapada do Apodi.

A atividade será realizada na sede do Sindicato e oportunizará o diálogo entre diversas pesquisas já realizadas na região da Chapada do Apodi/RN com foco na luta das comunidades camponesas frente ao avanço das empresas do agrohidronegócio na região.

Estarão presentes pesquisadoras da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e da Universidade Federal do Ceará (UFC). Durante os três dias de Seminário, esses/as pesquisadores/as debaterão e trocarão conhecimentos e saberes com representantes de comunidades camponesas que resistem aos danos provocados pelo agrohidronegócio na Chapada do Apodi.

Também estarão presentes na atividade o Professor Dr. Carlos Walter Porto-Gonçalves, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Professora Dra. Raquel Rigotto, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Representantes de organizações sociais que atuam na área também estarão presentes para colaborar com as discussões. O seminário é aberto ao público no dia 04 de setembro, sem necessidade de inscrição prévia. Esta iniciativa conta com o apoio da CESE e da Fundação Inter Americana (IAF).

Serviço:

O que: Seminário Encontro de Saberes: Comunidades camponesas e academia construindo a resistência na Chapada do Apodi/RN.

Quando: De 02 a 04 de setembro de 2019.

Onde: Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi/RN.

Outras informações:

Comissão Pastoral da Terra – Regional NE2

Fone: (84) 99971.4510

STTR Apodi

Fone: (84) 99942.0641

 

PROGRAMAÇÃO:

 

DIA 02/09/2019

08h – Mística de abertura;

09h – Apresentação de pesquisas;

12h – Almoço;

14h – Continuação – Apresentação de pesquisas;

17h – Encerramento do dia.

  

DIA 03/09/2019

08h – Visita às comunidades da Chapada do Apodi;

12h– Almoço;

14h – Visita às comunidades do Vale;

17h – Retorno para o STTR.

 

DIA 04/09/2019

08h30 – Mística de abertura;

09h - Painel: A Luta das comunidades camponesas em defesa de seus territórios (Prof. Dr. Carlos Walter Porto Gonçalves /LEMTO - UFF-RJ;  Profa. Dra. Raquel Rigotto /Núcleo Tramas – UFC);

10h30h – Debate;

12h – Almoço;

14h – Reunião com lideranças das comunidades, pesquisadores/as e movimentos sociais;

16h – Encerramento.