Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

 A articulação Sertão Anti-Nuclear está promovendo desde ontem (19/11/10) até 22/11 um cinedebate com a exibição do filme Fukushima - 5 Dias Decisivos, que mostra o desastre socioambiental causado pelo derretimento de reatores das usinas nucleares de Fukushima, no Japão. Este acidente, ocorrido em março de 2011, estimulou o debate em todo o mundo sobre os problemas e perigos que estas usinas produtoras de energia elétrica podem causar.

O filme será exibido no dia 19 em frente à Igreja do Rosário, em Floresta; dia 20 em frente à Igreja Matriz de Petrolândia; dia 21 em frente à praça pública em Itacuruba; e dia 22 vai ser exibido em Belém de São Francisco. No final do filme haverá um debate para tirar as dúvidas e esclarecer os riscos e danos que a instalação das usinas nucleares podem causar, além de debater sobre a necessidade de implantação desta fonte energética no sertão pernambucano.

Os organizadores esperam que o filme e o debate ajudem na conscientização e mobilização contra a possível instalação de uma central nuclear com seis usinas em Itacuruba, no Sertão do São Francisco.

A articulação Sertão Anti-Nuclear é formada pelo Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Comissão Pastoral da Terra, (CPT), Conselho Pastoral dos Pescadores, (CPP), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Grupo de Estudos e Pesquisa Transdisciplinares (GEPT) do Campus UPE de Floresta, Nova Cartografia Social, LEPEC - UFPE, Federação dos Trabalhadores Rurais (FETAP), Associação Provida, Diocese de Floresta e Povos e Comunidades tradicionais do município de Itacuruba.

 

CPT NE 2

Fone: 81 3231 4445