Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Mais de 100 jovens de comunidades camponesas acompanhadas pela Comissão Pastoral da Terra em Pernambuco participam, a partir de hoje, 03/08/18, até o próximo domingo, 05/08/18, do 5º Acampamento da Juventude Camponesa do estado.  O Encontro será realizado na comunidade de Fervedouro, localizada no município de Jaqueira, região da mata sul de PE.

Com o tema “CPT NE 2 - 30 anos: Rebeldia e Esperança. Juventude e agroecologia, tecendo o amanhã”, o 5º Acampamento tem como objetivo ser um espaço de intercâmbio, reflexões e debates sobre o lugar da juventude na história da CPT e a sua importância para o fortalecimento da agroecologia nas comunidades camponesas. Além disso, no acampamento, os/as jovens ainda debaterão sobre os próximos passos e ações futuras para que possam seguir articulados e trocando experiências.  

O Acampamento, organizado pela CPT, acolherá jovens vindos de áreas de assentamento, acampamento, quilombos, de comunidades de posseiros e em situação de conflito por terra das regiões do  sertão do Pajeú/Moxotó, Agreste, Mata Norte e Mata Sul do estado.

Para Marilene Barbosa, da equipe da CPT na Mata Norte, a expectativa é que “os/as jovens possam compartilhar e refletir sobre as diferentes realidades e experiências de cada região e ver também o que têm em comum. Que possam também refletir sobre o papel da juventude na história das lutas do campo e na construção da agroecologia, não só enquanto método de produção, mas principalmente enquanto modelo que transforma o campo”.

 

PROGRAMAÇÃO:

Sexta-feira, 03 de agosto:

19h: Abertura do acampamento

Sábado, 04 de agosto:

8h: Mística

8h15: Resgate da história da CPT NE 2

14h: Juventude e agroecologia

Domingo, 05 de agosto

8h: Mística

8h15: Passos para o futuro

12h: Encerramento

 

Serviço:

O que?  5° Acampamento da juventude camponesa  de Pernambuco

Quando? Dias 3, 4 e 5 de agosto de 2018.

Onde? Comunidade Fervedouro – Município de Jaqueira, na zona da mata sul de PE.

Outras informações:

Comissão Pastoral da Terra – NE 2

Fone: (81) 99663.2716