Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Nos últimos dias 07 e 08 de abril, dezenas de jovens de comunidades camponesas da zona da mata sul de Pernambuco participaram de intercâmbio no assentamento Filhos da Terra, localizado no município de Joaquim Gomes, estado de Alagoas. A atividade foi organizada pela CPT em parceria com a Coordenação Municipal de Juventude de Palmares/PE.


Durante o primeiro dia de intercâmbio, os/as jovens puderam discutir sobre assuntos relevantes para suas vidas, como a Reforma agrária popular, a  soberania nacional e a conjuntura política do país. À noite, os/as participantes se sentaram à beira de uma fogueira para conhecer a história de vida e de luta dos camponeses e camponesas do assentamento anfitrião, sendo esse um momento de muita mística e de partilha de esperanças.


Na manhã do dia 08, os/as jovens da mata sul de Pernambuco conheceram a escola do assentamento e a produção de alimentos das famílias, que é bastante diversificada. Nessa ocasião, os/as jovens puderam trocar experiências sobre várias formas de manejo e produção agroecológica utilizadas na comunidade.


Para Alanna Oliveira, agente pastoral da CPT na Mata Sul de Pernambuco, a troca de experiência foi bastante positiva, pois os/as jovens aprenderam sobre outra realidade de vida e de produção agroecológica, mesmo o assentamento alagoano sendo também localizado na região da zona da mata. A expectativa agora é de que a juventude do assentamento Filhos da Terra possa conhecer a realidade das comunidades camponesas da zona da mata de Pernambuco. 

Imagem: Alanna Oliveira - CPT Mata Sul/PE

Fonte: CPT NE2 com informações da CPT Equipe Mata Sul/PE.