Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Pernambuco

Encontro de preparação da 39ª Campanha Salarial 2018 dos Canavieiros/as acontece em Ribeirão/PE

A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco (FETAEPE) promove, em parceria com a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (FETAPE), o Encontro de Preparação à 39ª Campanha Salarial 2018 dos Canavieiros e Canavieiras do estado. A atividade, que acontecerá em Ribeirão,…

Leia mais:

No sertão do Pajeú, em Pernambuco, famílias camponesas também celebram os 30 anos da CPT NE 2

No sertão do Pajeú, em Pernambuco, famílias camponesas também celebram os 30 anos da CPT NE 2

No próximo dia 22 de junho, mais uma celebração em homenagem aos 30 anos da CPT NE 2 será realizada. Desta vez, a comemoração acontecerá no Centro Paroquial São Francisco, no bairro São Francisco, em Afogados da Ingazeira, sertão de Pernambuco. Outras celebrações, em diversos municípios dos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, serão realizadas em 2018, para comemorar os 30 anos de profecia e fidelidade da CPT NE 2 aos povos da terra, das águas e das floresta.…

Leia mais:

FETAPE encerra 10º CETTR com eleição de primeira mulher presidenta e mensagem de Lula

“Eu tenho muito orgulho de compartilhar a minha caminhada com a FETAPE, há muitas décadas. Somos companheiros em todos os momentos: antes, durante e depois de ser presidente. […] Hoje, me impedem de estar aí com vocês fisicamente, mas nunca irão nos separar na nossa luta por um Brasil melhor [...]”. Foram com essas palavras do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, escritas em uma carta, que foi enviada à FETAPE, que se iniciaram os trabalhos do último dia do 10º Congresso Estadual dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CETTR), em Gravatá. Também hoje, data do aniversário de 56 anos da Federação, foi eleita a nova Diretoria da instituição (gestão 2018/2022), que terá como presidente uma mulher: a sertaneja Cícera Nunes.…

Leia mais:

10º CETTR: Agricultores familiares definem estratégias de luta para os próximos quatro anos

Quais caminhos de resistência e luta serão trilhados pelo Movimento Sindical Rural (MSTTR), nos próximos quatro anos, para a garantia, defesa e ampliação de direitos dos homens e mulheres do campo, em Pernambuco? Como fortalecer a agricultura familiar no estado? Qual o posicionamento do MSTTR nas eleições de 2018?  Essas são algumas das principais perguntas que serão respondidas pelas centenas de delegados e delegadas sindicais de todas as regiões de Pernambuco, durante do 10 º Congresso Estadual dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CETTR). O evento, que acontecerá de 4 a 6 de junho, em Gravatá, é promovido pela FETAPE (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco) e seus Sindicatos filiados.…

Leia mais:

Jatobá - Processo de reintegração de posse não considera direitos de mais de 300 famílias agricultoras

As 302 famílias das comunidades Bem-Querer de Baixo, Bem-Querer de Cima, Cacheado e Caldeirão, no município de Jatobá, no Sertão do Submédio São Francisco, permanecem acampadas e em vigília, resistindo e cobrando das autoridades que a situação das terras em que moram, há diversas gerações, seja resolvida. Elas vivem em meio a um polêmico processo de reintegração de posse, a partir de uma decisão do juiz Federal Felipe Mota Pimentel, que deu 10 dias de prazo, para que elas saíssem do local. A situação foi agravada pois essa notificação vem sendo feita pela Polícia Federal, desde o dia 02 de maio. A área em questão será reintegrada aos índios Pankararu, pois foi reconhecida como território indígena.…

Leia mais: