Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Pernambuco

​Comunidades camponesas da Zona da Mata Norte de Pernambuco celebram a colheita do milho crioulo

Cuidar da semente é cuidar da vida. Essa foi a mensagem que marcou a Festa da Colheita e da Partilha do milho crioulo, realizada na comunidade de Belo Horizonte, no município de Aliança, no último domingo, 30/06. Comunidades posseiras, de assentamentos e acampamentos da Zona da Mata Norte e da Região Metropolitana do Recife estiveram presentes na celebração. As famílias também aproveitaram a ocasião para comemorar os 44 anos da Comissão Pastoral da Terra Nacional, celebrado no mês de junho.…

Leia mais:

Festa da colheita e da partilha do milho na zona da mata norte de PE

Festa da colheita e da partilha do milho na zona da mata norte de PE

Neste próximo domingo, 30/06, a partir das 9h, camponeses e camponesas da zona da mata norte de Pernambuco celebrarão a colheita e a partilha do milho em uma festa que será realizada na comunidade do assentamento de Belo Horizonte, em Aliança/PE. A celebração é organizada pela Comissão Pastoral da Terra em conjunto com as comunidades camponesas da zona da mata norte do estado.

Leia mais:

Pesquisadores alertam que usina nuclear trará impactos para o Rio São Francisco

Discutir os impactos socioambientais para comunidades indígenas e quilombolas caso o projeto de instalação de usina nuclear seja realizado em Itacuruba, no Sertão do Submédio São Francisco, em Pernambuco. Nesta manhã (17), aconteceu reunião na sede da Arquidiocese de Olinda e Recife, no bairro das Graças, para pensar estratégias de enfrentamento  à um projeto do governo federal que avança gradativamente, e se torna uma ameaça para comunidades tradicionais da região às margens do rio São Francisco. A reunião contou com a presença do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.…

Leia mais:

CAMINHADA ANTINUCLEAR EM PERNAMBUCO


Estudos realizados por órgãos federais em anos anteriores consideraram o município de Itacuruba, localizado no sertão de Pernambuco, na beira do rio São Francisco, o local apropriado para instalação de uma futura usina nuclear no Nordeste. Após alguns anos em que hora avançava, hora paralisava, a pauta da geração de energia nuclear no Brasil parece ter entrado em cena de vez. Recentemente, o Ministério de Minas e Energia do Governo de Bolsonaro declarou ser a energia nuclear estratégica para a matriz energética brasileira e voltou a falar dos estudos que tratam Itacuruba como a principal candidata para receber uma usina nuclear.…

Leia mais: