Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Pernambuco

Julgamento no TRF 5 ameaça constitucionalidade do decreto que regula titulação de territórios quilombolas

Está pautado para o próximo dia 21 de junho de 2017, no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), sediado em Recife, o julgamento que decidirá se as comunidades quilombolas de todo o Nordeste têm direito à titulação de seus territórios tradicionais. Em debate no tribunal estará o julgamento sobre a constitucionalidade do Decreto Federal 4887/03 (para ver o decreto, clique aqui), que estipula os procedimentos administrativos para a titulação dos territórios quilombolas no Brasil. Se o TRF5 julgar que o decreto é inconstitucional, todas as comunidades quilombolas que encontram-se sob sua área de abrangência poderão ter seus processos de titulação que tramitam no INCRA paralisados por tempo indeterminado. Por outro lado, se o TRF5 julgar que o decreto é constitucional a política quilombola de titulação será fortalecida, fazendo-se justiça à história de lutas e conquistas dos quilombolas.…

Leia mais:

Jones: profeta da Pachamama

Mensagem do Padre Tiago Thorlby, da  CPT em Pernambuco, sobre a perda Jones Severino, grande companheiro e cuidador da agrofloresta

Caros Membros da Família, Caminhantes na Caminhada:

Jones Severino Pereira ... 1.958 - 2.017 ... Companheiro, Cuidador da Agro-Floresta, Camponês…

Leia mais:

Famílias do assentamento Nova Canaã, em PE, comemoram 14 anos de lutas e conquistas

Famílias do assentamento Nova Canaã, em PE, comemoram 14 anos de lutas e conquistas

As famílias do assentamento Nova Canaã, em Tracunhaém, zona da mata de PE, preparam uma grande confraternização para o próximo dia 28 de maio. O motivo é a comemoração dos 14 anos da conquista da terra em que hoje vivem e trabalham. Na ocasião, serão realizados debates, torneio de futebol, almoço coletivo, além de uma grande feira agroecológica e uma celebração ecumênica.…

Leia mais:

PE - ​Comandantes da operação que assassinou trabalhador rural em greve serão julgados pela 2° vez

“Eu quero, isto sim, é ver brotar o direito como água e correr a justiça como torrente que não seca... (Am.5:24)”
 
 
No próximo dia 04 de maio, um novo julgamento será realizado para os dois comandantes da operação que resultou no assassinato do trabalhador rural Luís Carlos da Silva, ocorrido há quase vinte anos (1998), durante uma manifestação grevista pacífica, no município de Goiana, zona da mata de Pernambuco. O trabalhador foi assassinado com um tiro na nuca por seguranças da CAIG - Cia Agroindustrial de Goiana  (Usina Santa Teresa) e pela Polícia Militar. Na ocasião, outros 13 trabalhadores rurais canavieiros foram alvejados, sobretudo pelas costas.

Leia mais:

Beneficiamento da banana na mata sul de Pernambuco: geração de renda e autonomia da mulher camponesa

Beneficiamento da banana na mata sul de Pernambuco: geração de renda e autonomia da mulher camponesa

 

Nos dias 28 e 29 de março, a Comissão Pastoral da Terra (CPT), em parceria com o Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá, realizou cursos de beneficiamento da banana nas comunidades de Couceiro e Vista Alegre, localizadas no Município de Palmares, Zona da Mata Sul de Pernambuco. A atividade também reuniu mulheres de outras duas comunidades: Tambor e Barra do Dia.…

Leia mais:

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br