Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Pernambuco

Jatobá - Processo de reintegração de posse não considera direitos de mais de 300 famílias agricultoras

As 302 famílias das comunidades Bem-Querer de Baixo, Bem-Querer de Cima, Cacheado e Caldeirão, no município de Jatobá, no Sertão do Submédio São Francisco, permanecem acampadas e em vigília, resistindo e cobrando das autoridades que a situação das terras em que moram, há diversas gerações, seja resolvida. Elas vivem em…

Leia mais:

Acampamento do MST é atacado por milícia no Pernambuco

Acampamento do MST é atacado por milícia no Pernambuco

A área foi ocupada por 100 famílias Sem Terra no dia 14 de abril durante a jornada de lutas pela Reforma Agrária.

(MST)

Na madrugada desta quinta-feira, 26, o acampamento Lula Livre IV Engenho Planalto, no município de Paudalho, região metropolitana do Recife, foi atacado por um grupo de 20 a 25 milicianos, que chegaram com muita violência atirando e destruindo todos os barracos do acampamento. A informação apurada até o momento é de que o grupo agiu a mando do proprietário do Engenho, Mário José João.…

Leia mais:

Brejo da Madre de Deus, Capital da Agroecologia, realiza a 18ª Feira do Verde

O município de Brejo da Madre de Deus, capital da agroecologia de Pernambuco, sedia a 18ª edição da Feira do Verde, nos próximos dias 27 e 28 de abril, na Praça Dantas Barreto, centro da cidade. A iniciativa já faz parte do calendário de eventos oficiais de Pernambuco, pela sua importância. O tema deste ano é “Região Brejeira: Um Oásis em meio ao Semiárido”. O evento é realizado pelo Conselho de Desenvolvimento Sustentável do Brejo da Madre de Deus (Condesb), com apoio de várias organizações, sendo o Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (STR) um dos principais parceiros.…

Leia mais:

CPT e LEPEC/UFPE lançam o Almanaque “Faíscas da Juventude Camponesa”

CPT e LEPEC/UFPE lançam o Almanaque “Faíscas da Juventude Camponesa”

A Comissão Pastoral da Terra Nordeste 2 (CPT NE2) e o Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Espaço Agrário e Campesinato (LEPEC/UFPE) lançam o “Almanaque Faíscas da Juventude Camponesa”.  Por meio de artigos, brincadeiras, receitas, depoimentos, poesias e muito mais, o Almanaque Faíscas aborda temas que tratam sobre a realidade vivida pela juventude do campo.…

Leia mais:

CONDENADOS - Após 20 anos, comandantes são condenados por assassinato de canavieiro em Goiana/PE

“Vivo aquele dia há vinte anos”, desabafa Valdireide da Silva sobre o dia em que o seu marido, Luís Carlos da Silva, foi assassinado com um tiro na nuca, enquanto tentava fugir da emboscada planejada por Marcelo Renato da Silva e Sylvio Cláudio Coutinho, comandante da Polícia Militar e chefe de segurança da Usina Santa Teresa, respectivamente. O crime ocorreu no dia 04 de novembro de 1998, no meio do canavial do Engenho Terra Rica, no município de Goiana/PE. Na ocasião, outros 13 trabalhadores foram feridos à bala.…

Leia mais:

​PE - ​20 ano​s​​​ depois, c​omandantes da operação que ​resultou no assassinato de​ ​canavieiro​ ​​serão julgados

​Após  ter sido adiado por ​três vezes, acontece hoje, dia 13 de abril de 2018, às 9hrs, ​o novo julgamento ​dos  dois comandantes da operação que resultou no assassinato do trabalhador rural Luís Carlos da Silva, ocorrido há vinte anos (1998), durante uma manifestação grevista pacífica, no município de Goiana, zona da mata de Pernambuco. O trabalhador foi assassinado com um tiro na nuca por seguranças da CAIG - Cia Agroindustrial de Goiana  (Usina Santa Teresa) e pela Polícia Militar. Na ocasião, outros 13 trabalhadores rurais canavieiros foram alvejados, sobretudo pelas costas.…

Leia mais:

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br