Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Paraíba

Audiência pública sobre Educação do campo e fechamento de escolas rurais é realizada em Cuité/PB

Audiência pública sobre Educação do campo e fechamento de escolas rurais é realizada em Cuité/PB

A Comissão Pastoral da Terra e organizações da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA) do Curimataú estiveram presentes na audiência pública sobre "Educação do Campo e fechamento das escolas rurais", realizada nessa quarta-feira, dia 10 de junho, na Câmara Municipal de Cuité, na Paraíba. A audiência também contou com a participação…

Leia mais:

Levantar a esperança

Artigo

O texto a seguir foi construído por meio de um processo de escuta, durante o “levante da Esperança”, ocorrido na audiência pública sobre a Reforma da Previdência, realizada no último dia 17 de maio, no município de Esperança/PB. A atividade promovida pelo Polo Sindical da Borborema, juntamente com políticos locais, contou com a participação de camponeses, camponesas, juventude e suas organizações, além de parlamentares do estado e da região. As falas e depoimentos da juventude e dos camponeses e camponesas, nesta audiência, me remeteram à tarefa profética da denúncia e também do anúncio da Boa Nova, assim como fez Jesus de Nazaré, assassinado por sua fidelidade na defesa da vida. Presente na atividade representando a CPT, escuto, nessas falas, o chamamento para continuarmos nas ruas, defendendo a vida aonde ela estiver sendo ameaçada, e isso me fez pensar um pouco mais sobre o nosso “que fazer?”.

 

Leia mais:

Em Campina Grande, CPT denuncia a parlamentares impactos dos parques eólicos a comunidades camponesas e ao meio ambiente

Nessa última sexta-feira, dia 12 de abril, às 9h, a Comissão Pastoral da Terra, em Campina Grande/PB, realizou um encontro com parlamentares do estado para denunciar as injustiças causadas às famílias camponesas impactadas pela implantação de parques eólicos na região. Estiveram presentes os Deputados Estaduais, Melchior Batista e Jeová Campos; o vereador de João Pessoa, Marcos Henrique, e o Deputado Federal, Frei Anastácio Ribeiro. Participaram também o Secretário estadual da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido e Padre responsável pelo Setor Pastoral Social na Diocese.…

Leia mais:

Na UEPB, CPT divulga campanha “Não Assine Sem Conhecer” e debate sobre os impactos causados pela energia eólica na Paraíba

A Comissão Pastoral da Terra participou, no último dia 03 de abril, da aula aberta da disciplina Tecnologia do Desenvolvimento, vinculada ao Programa de Pós Graduação e Desenvolvimento Regional (PPGDR), da Universidade Estadual da Paraíba. Na ocasião, foram discutidas as experiências de produção de energia descentralizada e os impactos provocados por modelos concentrados, como o dos parques eólicos que avançam no estado. Durante o debate, a CPT apresentou aos/às estudantes a Campanha “Não assine sem conhecer”, que tem como objetivo dialogar com a população atingida pelos parques eólicos e contribuir para esclarecer os impactos desse modelo energético.…

Leia mais: