Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

NOTA PÚBLICA - Fim da Reforma Agrária e grilagem de terras legalizada na Amazônia

Diretoria e Coordenação Executiva Nacional da CPT divulgam Nota contra a MP 759. O documento destaca que: "O foco da mudança é favorecer o mercado de terras, inclusive com as áreas de Reforma Agrária, ao impor a liquidação dos créditos concedidos às famílias assentadas. É o que está por trás do objetivo de facilitar a titulação da propriedade". Leia na íntegra:…

Leia mais:

CPT realiza 1º Encontro Nacional de Mulheres

CPT realiza 1º Encontro Nacional de Mulheres

Reunidas em Goiânia (GO) nos dias 27 e 28 de maio, cerca de 60 mulheres de vários regionais da CPT em todo o Brasil discutiram o patriarcado e a luta histórica das mulheres contra a imposição desse modelo, e contra sua reprodução dentro de organizações sociais, como a CPT.…

Leia mais:

Nordeste: Lutas para a afirmação de outro Brasil

De acordo com dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT), em 2016, a região Nordeste foi uma das que mais registrou ocorrências de conflitos por terra e pela água no Brasil. Foram ao todo 473 ocorrências nessa região. Entre os estados mais conflituosos estão a Bahia, Maranhão, Pernambuco, Piauí. Os dados só não são piores do que os da região Norte, que soma um total de 629 ocorrências de conflito por terra e água. As informações constam no Caderno Conflitos no Campo Brasil 2016, lançado recentemente pela CPT.…

Leia mais:

Aprender a desaprender para reaprender de outra maneira

Artigo

Do Bem viver no Equador vem a ideia do desaprender ou do descolonizar as mentes e os corpos sedentos de liberdade. Para as mulheres, este é um desejo tão antigo quanto o patriarcado e seus símbolos que dominam o inconsciente individual e o coletivo do universo feminino. Como diz Carl Gustav Jung, em sua teoria analítica, as mensagens oriundas do inconsciente influem no âmbito fisiológico cerebral e nas dimensões simbólicas que constroem ou destroem os sonhos.…

Leia mais:

MP da “desregularização fundiária” pode ser votada a qualquer momento na Câmar

 

A Medida Provisória (MP) 759/2016, que estabelece novas diretrizes legais sobre a regularização de terras urbanas e rurais no país pode ser apreciada a qualquer momento pela Câmara de Deputados. A matéria já consta na pauta desta semana da Câmara e tramita em caráter de urgência. De autoria do presidente Michel Temer (PMDB) e publicada na antevéspera de natal do último ano, a MP convertida em Projeto de Lei de Conversão (PLV) segue pela casa legislativa após sofrer alterações no texto original por senadores e deputados federais integrantes da comissão mista.…

Leia mais:

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br