Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Novembro Negro: É tempo de reafirmar a resistência do povo brasileiro

O Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, relembra a morte de Zumbi dos Palmares, último líder do quilombo dos Palmares, assassinado em 1695. Há décadas o mês de novembro tem se tornado referência para atividades que inspiram a luta, resistência e, principalmente, a rebeldia do povo negro, que…

Leia mais:

Federações de trabalhadores e trabalhadoras rurais repudiam fim do Ministério do Trabalho

O presidente eleito Jair Bolsonaro declarou, no dia 07 de novembro, que em seu mandato o Ministério do Trabalho (MT) será extinto. Em um país que, atualmente, conta com cerca de 13 milhões de desempregados, o fim de uma instituição que tem 88 anos significa uma forte ameaça aos direitos de trabalhadores e trabalhadoras de todo o país. Esse é o alerta feito por organizações de representação dos/as trabalhadores/as, a exemplo da FETAPE e da FETAEPE.…

Leia mais:

Direitos Humanos x Humanos Direitos

Em artigo, Roberto Malvezzi discorre sobre a diferença entre Direitos Humanos e Humanos Direitos. “Quando se relativiza a defesa dos direitos humanos aos humanos direitos, na verdade está relativizado o princípio fundamental de sua universalidade e indivisibilidade, a começar pelo direito de existir”. Confira:

Leia mais:

Em Audiência Pública, famílias denunciam situação de conflito com a Usina Frei Caneca, em Jaqueira/PE

Nessa última terça-feira, 30/10, foi realizada uma Audiência Pública no município de Jaqueira, Zona da Mata sul de Pernambuco, com o objetivo de discutir a situação das famílias moradoras, posseiras e antigas sitiantes dos engenhos pertencentes à Usina Frei Caneca.

Famílias ameaçadas de expulsão - A realização da Audiência foi motivada pela grave situação de conflito existente na região. A tensão provocada pela tentativa de retirada dessas famílias da terra da Usina já é antiga e se agravou nos últimos meses quando uma ação de reintegração de posse foi ajuizada pela empresa Negócio Imobiliária S/A, suposta arrendatária da proprietária.…

Leia mais:

Uma pastoral de risco

Há 30 anos era criada na Paraíba, a Comissão Pastoral da Terra Nordeste 2. Hoje, no mesmo estado, essa CPT contabiliza 320 assentamentos da reforma agrária onde vivem 17 mil famílias, num total de 98 mil pessoas. Mas, nesse caminho, mulheres e homens trabalhadores rurais foram vítimas de violência, despejos e até assassinatos. Nos últimos anos, 29 foram mortos na Paraíba em conflitos agrários. Essa trajetória de lutas, vitórias e perdas também aconteceu nos outros três estados que formam a CPT Nordeste 2: Alagoas, Rio Grande do Norte e Pernambuco.…

Leia mais: