Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

CPT NE 2 celebra 30 anos de vida em defesa dos povos da Terra

CPT NE 2 celebra 30 anos de vida em defesa dos povos da Terra
 
Neste ano de 2018, a Comissão Pastoral da Terra Regional Nordeste 2 celebra 30 anos de vida dedicada ao serviço educativo, pastoral, de acompanhamento e solidariedade a comunidades camponesas dos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Para comemorar, um Encontro-Celebração será realizado entre os dias 11 e 13 de…

Leia mais:

30 anos de CPT NE2 - Memória de um passado recente

30 anos de CPT NE2 - Memória de um passado recente

A memória dá sentido ao cotidiano de todos e todas nós que fazemos a CPT NE2. A memória alimenta o nosso firme propósito de caminharmos juntos/as com os excluídos e excluídas do campo, na construção de um projeto alternativo de sociedade, fundado na justiça, na solidariedade, na perspectiva inspirada nos valores do Reino de Deus. A prática do resgate histórico da caminhada e das lutas do passado é uma prática fecunda e inspiradora de novas lutas no presente. A memória dos feitos do passado, confrontada com os desafios do tempo presente, nos ajuda a acertar os caminhos do futuro.…

Leia mais:

Renúncia fiscal com agrotóxicos é de R$ 9 bilhões no Brasil, segundo o TCU

O Brasil deixou de arrecadar R$ 9 bilhões no período de 2010 a 2017 somente com a isenção fiscal da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e do PIS/Pasep para o setor de agrotóxicos. Esses tributos têm papel relevante para subsidiar a seguridade social, que inclui as áreas de saúde, educação e assistência social.…

Leia mais:

Povos do Semiárido percorrem mais de 2 mil quilômetros para denunciar volta da fome

De 27 de julho a 05 de agosto, representações do Semiárido cruzam o país com paradas estratégicas em 5 cidades. É a Caravana Semiárido Contra a Fome!

Serão pouco mais de 2.906 quilômetros do sertão de Pernambuco até a capital paranaense. A ideia de cruzar o país para denunciar a iminente volta do Brasil ao Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) se dá devido ao desmonte de políticas públicas sociais que afetam a segurança alimentar dos povos do Semiárido.…

Leia mais:

Conflitos por terra: áreas em disputa no Brasil superam o tamanho da Alemanha

CPT aponta violência em regiões que somam mais de 37 milhões de hectares, mais da metade em terras indígenas; Amazônia concentra 85% do território em conflito

Mais de 4% do território brasileiro – 37 milhões de hectares – teve conflitos de terra no ano passado, conforme o relatório da Comissão Pastoral da Terra (CPT) sobre conflitos no campo em 2017. Essa área equivale ao tamanho do Japão, pouco mais que o território da Alemanha.…

Leia mais:

Padre Amaro livre, ainda esperamos justiça e paz

NOTA PÚBLICA

Depois de se completarem 90 dias de prisão do Padre Amaro Lopes, da Prelazia do Xingu e CPT de Anapu (PA), o ministro do STJ, Rogério Schietti Cruz, na manhã de ontem, 29 de junho, concedeu-lhehabeas corpus para que possa responder em liberdade ao processo no qual é vítima.…

Leia mais: