Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Acampamento Terra Livre reafirma luta contra retrocessos

Acampamento Terra Livre reafirma luta contra retrocessos

Mais de quatro mil indígenas, representando 305 povos, estiveram reunidos em Brasília no 15º Acampamento Terra Livre (ATL). Vindos de todas as regiões do país e tendo, inclusive, representações internacionais, os indígenas realizaram uma série de atividades e atos políticos denunciando os ataques dos três poderes aos direitos dos povos…

Leia mais:

Doze povos indígenas pernambucanos se mobilizam para Acampamento Terra Livre em Brasília

Doze povos indígenas pernambucanos se mobilizam para Acampamento Terra Livre em Brasília

A maior mobilização de povos indígenas no país começa nesta quarta-feira (24), em Brasília, com o 15º Acampamento Terra Livre. A expectativa da organização nacional é levar 5 mil pessoas para marchar na capital federal e, como dizem, plantar o acampamento. Lideranças de várias etnias de Pernambuco também participam do evento, que acontece até o próximo dia 26. O primeiro Terra Livre no governo Jair Bolsonaro (PSL) deverá ser um marco na mobilização e articulação dos povos indígenas brasileiros.…

Leia mais:

CONAQ divulga nota contra Medida Provisória n° 870/2019

A Medida Provisória decretada pelo Presidente Jair Bolsonaro em 01 de janeiro de 2019 (MPV Nº 870/2019) é uma antecipação de um Etnocídio dos quilombolas, além de colocar em risco o meio ambiente brasileiro. Na presente Carta indica-se um conjunto de aspectos que essa MPV abre brechas colocando em visibilidade os perigos que se desenham com esse cenário para os mais de 6 mil quilombos no Brasil.…

Leia mais:

A publicação Racismo e violência contra quilombos no Brasil está disponível para download

O número de assassinatos de quilombolas no país cresceu 350% em apenas um ano: foram registrados quatro assassinatos em 2016 contra 18 em 2017. O dado está na publicação “Racismo e Violência contra Quilombos no Brasil”, organizada pela Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras e Rurais Quilombolas e Terra de Direitos, em parceria com o Coletivo de Assessoria Jurídica Joãozinho de Mangal e a Associação de Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais da Bahia (AATR), lançada na última semana em Brasília.…

Leia mais:

CONAQ e organizações sociais brasileiras denunciam à CIDH violações de direitos humanos das comunidades quilombolas pelo Estado

CONAQ e organizações sociais brasileiras denunciam à CIDH violações de direitos humanos das comunidades quilombolas pelo Estado

Dirigido a diversos relatores do Organismo, documento destaca o agravamento das realidades das comunidades em razão das medidas do Executivo e Legislativo Federal.

Foto: Arquivo Agência Brasil

Na tarde desta terça-feira (18), a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), junto a outras organizações sociais brasileiras, encaminhou uma…

Leia mais:

“Temer não está assinando nenhuma demarcação indígena”, denuncia documentarista

Nessa quinta-feira (19), data em que se celebra o Dia do Índio no país, ocorreu o lançamento do documentário Ex-Pajé, do diretor Luiz Bolognesi, no festival “É Tudo Verdade”, em São Paulo. O filme retrata a expansão religiosa da Igreja Evangélica entre os povos indígenas, com foco no povo Paiter Suruí, que vive em territórios entre os estados de Rondônia e Mato Grosso.…

Leia mais: